A respiração “Ha” - O ensinamento de Ha-Wai-i



(Esta lenda não é necessariamente verificável, mas é interessante)

Quando o primeiro Haole (gíria para Caucasiano), sem dúvida um da tripulação do Capitão Cook, chegou à ilha de Havaí, ele veio à praia, e perguntou para o primeiro havaiano que viu, “Qual é o nome deste lugar? Onde você mora?” O havaiano respondeu, “Hawai’i”. Então o marinheiro foi para outra localidade da grande ilha e perguntou a outro havaiano, “Onde você mora?” O segundo havaiano disse, “Hawai’i”. E de um terceiro ele obteve a mesma resposta. Portanto a ilha foi chamada de “Hawai’i”. O que cada homem queria dizer era, “Eu vivo no supremo Mana que cavalga na respiração da vida”.

Quando o marinheiro visitou a próxima ilha, perguntou ao primeiro havaiano que viu, “Onde você mora?” O havaiano disse, “Hawai’i”. Portanto, o capitão Cook chamou todas as ilhas, “Hawai’i”.

Mas, Hawai’i não é somente um lugar no meio do Pacífico, é um lugar dentro de você – um lugar que, aonde quer que você vá no mundo ele ainda está dentro de você. Veja que o que o Havaiano estava dizendo era, “Eu moro em:

Ha: significando respiração, ou respiração de vida
Wai: significando água, mas também uma palavra código para Mana ou força de vida e,
‘I: significando supremo.

Mas Hawai’i não é somente nas Ilhas Havaianas, você também o carrega com você, e, portanto, você pode conectar-se com seu Hawai’i – a suprema força da vida que cavalga na respiração, a qualquer tempo, em qualquer lugar.

Apenas pare e tome uma respiração profunda através do nariz, e expire pela boca com o som, “Ha”. A saída da respiração é sussurrada em tom alto e, é duas vezes mais longa do que a entrada de ar. Então, se você está no tráfico, ou teve um dia duro no serviço, ou as crianças estão virando a casa de cabeça para baixo, ou você está indo ver o seu chefe que no dia anterior não estava alegre e isto o preocupa: apenas pare e tome uma respiração profunda pelo nariz e expire pela boca com o som “Ha” e reconecte-se com o Hawai’i dentro de você.

Lembre-se – em qualquer lugar, a qualquer tempo – você pode reconectar-se com o Mana supremo que cavalga em sua respiração de vida – o Hawai’i’ dentro de você. Apenas pare e tome uma respiração profunda através do nariz e, expire através da boca com o som, “Ha” e, reconecte-se com o Hawai’i em você. Qualquer pessoa pode – a qualquer tempo, em qualquer lugar.

No início dos anos de 1800, quando os primeiros homens brancos chegaram ao Havaí, os havaianos olharam-nos cuidadosamente quando eles falavam e rezavam. Logo eles notaram algo peculiar sobre os missionários: os recém-chegados não respiravam, não da forma que os havaianos faziam. Os havaianos ficaram amuados. Antes que qualquer um deles começasse a cantar, ou mesmo a fazer pronunciamentos, sempre respiravam e meditavam, mas os novos visitantes, não. Então eles foram chamados de Haole. “Ha”, significando “respiração” e, “Ole”, significando “falta”.

Então não sejamos Haole, pelo menos não no significado verdadeiro. Vamos respirar juntos, fazendo a respiração “Ha” por cinco minutos. Por que não parar e fazer agora? Apenas faça uma inalação profunda através do nariz, enchendo completamente seus pulmões. Então, exale através da boca, sonoramente, sussurrando a palavra “Haaaa” e, exale completamente. Continue por cinco minutos – coloque alguma música agradável se desejar ou apenas sente em silêncio.

A propósito, se você começar a sentir-se superventilado ou com a cabeça leve em qualquer tempo durante qualquer técnica de respiração, apenas pare e espere passar.

Fonte: Huna.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário