Ho’oponopono – O Tataravô da Constelação Sistêmica



Ho’oponopono – É uma forma de terapia em família/grupo, mas que também pode ser feita entre duas pessoas e, também individualmente, praticada desde tempos antigos até os dias atuais. Usualmente conduzida pela pessoa mais velha da família, ou se os adultos estivessem muito envolvidos na situação objeto da reunião, por um amigo da família ou por um kahuna conhecido da família.

A semelhança com as modernas terapias em grupo é notável, com o seguinte formato básico: abertura, identificação do problema, afirmação da transgressão, discussão, identificação do obstáculo negativo, compartilhamento das emoções, reatamento dos laços, e encerramento.

Ho’oponopono, portanto, significa ‘fazer as coisas certas’ em um processo ritualizado para descobrir os problemas, arejando a queixa, resolvendo os problemas e, restaurando a harmonia.

Os objetivos do Ho’oponopono são: liberação das conexões desequilibradas, não harmônicas, e situações negativas; obtenção do equilíbrio e paz de mente, “dentro e fora” e entre outros e a natureza; Cura Espiritual e mental, e física e material; e, liberação de indivíduos, lugares, situações, objetos da infelicidade, das experiências negativas de vida; resolução e remoção do trauma do “banco de memórias” sem criar estresse.

O Ho’oponopono pode ser aplicado não só em pessoas, mas também em casos de acidentes, desacordos (família, negócios, etc.), quando se vai ingressar em uma nova carreira; quando é necessário remover bloqueios, em Instituições, com colegas de trabalho; superiores ou qualquer um com quem você pode envolver-se, ajudando a estabelecer ou a criar harmonia.

Uma sessão de Ho’oponopono era frequentemente realizada quando alguém da família estava seriamente doente.

Os antigos havaianos acreditavam que doença e infortúnio vinham de uma relação desequilibrada entre pessoas e entre pessoas e seus deuses. A ‘família’ no contexto havaiano, inclui a família, as relações, as crianças adotadas, e os amigos próximos.

Para iniciar o processo do Ho’oponopono toda família é chamada. O processo pode durar umas poucas horas, ou pode durar dias ou mesmo semanas, com múltiplas sessões. Naturalmente, na ausência do paciente ou da pessoa envolvida, um “representante” pode ser usado.

Como procedimento as famílias falavam através de um líder de modo a evitar as alterações de voz e o desabafo de sentimentos de raiva.

Os membros das famílias tentavam chegar à raiz do problema com um processo similar ao de descascar uma cebola.

Atualmente, o Ho’oponopono é usado para a família e grupos outros que não a família, tais como, negócios, círculos de amigos, casais e, também individualmente.

Quando Ho’oponopono é feito por duplas, é imperativo que após a abertura, cada pessoa fale sem a interrupção do outro por um tempo pré-determinado. Após esta primeira parte destina-se um tempo para a discussão. Depois, se partilham os sentimentos e, por último, o ponto mais crucial, cada um fala de como contribuiu para criar o problema e o que vai fazer para saná-lo. Finalmente, faz-se o fechamento da seção.

O Ho’oponopono também pode ser praticado sozinho. Quando você “prestar atenção” a todos os ensinamentos que trazem o aprendizado do Ho’oponopono, consciente e inconscientemente, e aplicar tudo o que você aprendeu, você automaticamente descobrirá o que você precisa fazer para você mesmo.

Ho’oponopono era usado pelos havaianos antigos como um meio importante de trazer a harmonia (equilíbrio), correto entendimento, e paz de mente para aqueles envolvidos e interessados com base no “universal” conceito de arrependimento e perdão em relações de pessoa para pessoa.

A Kahuna Lapa’au Morrnah M. Simeona, curadora, herbalista, instrutora, ministra, professora, e autoridade na Filosofia Huna ou Havaiana e, na massagem havaina, dizia que: “A PAZ dentro do indivíduo se reflete através da comunidade, da sociedade, da nação, e do Universo. Independente da raça, do credo. As condições para uma nova era são: PAZ, EQUILÍBRIO, SABEDORIA e AMOR em toda VIDA e CRIAÇÃO.”

“HO’OPONOPONO é a CHAVE”

Nota: Kahuna Lapa’au – Significa Professor na área da medicina, Instrutor, ou uma autoridade em medicina. Tanto na cura física quanto na psíquico-espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário