Tai Chi, Qi Gong, Reiki e a Psicofilosofia Huna



Antes de discutir Qi Gonge Tai Chi, é preciso entender claramente o conceito de Qi  na cultura chinesa. Qi em chinês significa “ar”, “sopro”, ou “poder”. Qi é a força universal da vida que existe em todas as coisas vivas.  Em japonês, ela é chamada Ki, como no Reiki. Em sânscrito, é chamada de Prana.

No momento do nascimento, o bebê herda o seu Qi dos seus pais. Este Qi é chamado de Yuan Qi. Quando cresce obtém essa energia da alimentação - o Gu Qi. O Gu Qi sobe até ao pulmão, e se junta com o ar para se tornar Zhong Qi. O Zhong Qi é transformado em Zhen Qi, que se espalha por todo o corpo para nutrir cada órgão e canal. O Zhen Qi assume duas formas diferentes: nutritivoYing Qi e defesa Wei Qi.

O Qi  Gonge o Tai Chi são exercícios especiais destinados a aumentar o Qi no corpo.

Qi Gong

Não há um registro exato de quando o Qi Gong começou a tradição oral de práticas semelhantes ao Qi Gong remonta a 10.000 anos. Os criadores antigos do Qi Gong observavam os animais e a natureza para inventar diferentes conjuntos de exercícios para melhorar Qi e prolongar a vida.  Estima-se queexistem7.000 a 8.000 diferentes conjuntos de exercícios de Qi Gong. Alguns exercícios de Qi Gong são específicos para determinadas enfermidades ou doenças, como câncer de mama e doença de Parkinson.

Tai Chi

O Tai Chi é um modo de vida que tem sido praticado pelos chineses há milhares de anos. Tai Chi compreende dois poderes iguais: Yin, a energia negativa, e Yang, o poder positivo. Estes dois poderes se opõem e se complementam. Todas as manifestações em todo o mundo são os resultados da interação de Yin e Yang. Haverá sempre Yin em Yang, e Yang em Yin. Nunca há Yin ou Yang absoluto. Todas as artes tradicionais chinesas enfatizaram os princípios Yin/Yang como meio para se atingir o objetivo.

Os exercícios de Qi Gong e Tai Chi são diferentes dos tradicionais exercícios físicos nos seguintes aspectos: são lentos, têm foco, enfatizam a respiração e o relaxamento.

Reiki

Acredita-se que o Reiki é a energia universal da vida que flui através do terapeuta e que traz a cura. O terapeuta usa as mãos no tratamento, tocando ou não os pacientes, podendo também fazer o tratamento à distância. O terapeuta não faz a cura, mas age como um canal para permitir que a energia do receptor entre em sintonia coma energia da vida universal, e a cura ocorra. O Reiki foi desenvolvido no Japão por Usui em meados de 1800. Para se tornar um praticante de Reiki, a pessoa tem que ser iniciada ou sintonizada por um Mestre de Reiki. Após, pode-se começar a fazer a cura pelas mãos.

Aplicação do Reiki, Qi Gong, e o Tai Chi na medicina convencional

Como em outras terapias complementares, estudos adicionais e pesquisas científicas são necessários para provar a eficácia dos exercícios de Tai Chi, bem como da cura promovida pelo Qi Gong e pelo Reiki para terem uma aceitação pela comunidade médica. Mas como disse (Dennis A. Chu) uma vez: “A questão não é como ou por que elas funcionam, mas que elas funcionam”.

Psicofilosofia Huna

A Psicofilosofia Huna é um sistema psicofilosófico que tem como objetivo principal oferecer condições para o autoconhecimento e apontar caminhos para a transformação, através do trabalho com a energia, de modo a harmonizarmos os nossos relacionamentos, quaisquer que sejam.

A origem da Psicofilosofia Huna é controvertida com relação ao povo de origem. Max Freedom Long diz que se originou no Egito e veio para o Havaí; Serge Kahili King, que veio das estrelas – Constelação das Plêiades para o continente de Mu; Leinani Melville, que desceram do céu, e que foram a primeira raça a se estabelecer na Terra, num continente denominado de Mu, e James Churchward em seu livro "Continente Perdido de Mu" fala sobre um antigo continente no Oceano Pacífico que era habitado por um povo com uma civilização mais evoluída do que a atual e que submergiu devido a grandes cataclismos. Baseou seus estudos na tradução de escritas em pranchas feitas de argila, que encontrou num mosteiro na Índia. A teoria de Churchward e de Leinani Melville são as que mais se aproximam das lendas havaianas narradas no Tumuripo - o Livro da Criação -, deixado pelos kahunas.

Entre eles também encontramos as artes marciais – lua, que ficava sob a direção de um kahuna. Este kahuna tinha o conhecimento de anatomia, especialmente dos centros nervosos e musculares. A lua tem similaridades com as artes marciais.

Mas a maior contribuição deste povo é o seu sistema psicológico, avançado inclusive para a época atual, e o manuseio da energia denominada por eles de mana. Mana é uma palavra importante na Polinésia, embora também seja reconhecida no mundo. Mana é energia sutil. Esta energia, que é o poder, é conhecida em muitas culturas - na China como chi, na Índia como prana, e no Japão como ki. Para os havaianos a mana acumula no plexo solar. Mana flui e cria facilidade.

Finalizando, o diferencial deste sistema em relação aos anteriormente citados, é que ele engloba todos e vai muito além deles, um sistema completo para trabalharmos todos os nossos relacionamentos, quer sejam eles pessoais, espirituais, profissionais, financeiros ou de saúde.

Fontes:
Tai Chi, Qi Gong, Reiki - Dennis A. Chu, MD - Elsevier Saunders Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America.


Nenhum comentário:

Postar um comentário