Terminologia para Figuras de Barbantes do Havaí



Termos técnicos de anatomia, introduzidos por River e Haddon são aqui empregados.

A parte do barbante que fica ao longo da palma da mão ou do lado palmar é denominada "palmar", a parte ao longo das costas "dorsal".

 
Quando o barbante dá a volta em um dedo forma uma volta. O lado da volta mais próximo de você chama-se "radial" (lado do polegar), o mais afastado "ulnar" (lado do mínimo). Portanto, cada volta é composta por um barbante radial e um ulnar.

Quando temos dois barbantes no mesmo dedo, a volta superior, mais próxima da ponta do dedo é chamada "distal", e a inferior, mais próxima da base do dedo "proximal". Portanto, quando temos duas voltas uma é a "volta distal" e a outra "volta proximal."


Estes seis adjetivos - palmar e dorsal, radial e ulnar, proximal e distal - juntamente com os nomes dos dedos, tornam possível indicar com precisão o lugar relativo de cada barbante em uma figura realizada nas mãos.

Embora os termos estranhos possam incomodar no começo, eles são facilmente aprendidos e fazem a precisão e evitam uma quantidade volumosa de descrição da postura.

Navaho - Termo introduzido por Haddon, é uma forma alternativa para Navajo - o nome oficial de uma tribo de índios no Arizona e Novo México. Na figura de barbantes o nome é utilizado para o movimento de levantar o barbante proximal sobre o distal, e sobre a ponta do dedo, quando duas voltas estão no mesmo dedo.


Estender – usado quando devemos esticar as mãos e os dedos o suficiente para segurar o barbante tenso e exibir a figura em uma determinada etapa.

Dois movimentos, que são mundialmente conhecidos, são referidos como "Posição 1" e "Abertura A."

Posição 1 - Segure os barbantes nos polegares. Introduzir, de baixo para cima, os dedos mínimos na volta do barbante. Estenda as mãos. A figura resultante é composta de um barbante palmar esquerdo, um barbante palmar direito, um barbante polegar radial, e um barbante mínimo ulnar.


Abertura A - Faça a Posição 1. Indicador Direito pega de baixo para cima o barbante da palma esquerda (palmar esquerdo). O indicador esquerdo, por dentro da volta do indicador direito, pega de baixo para cima o barbante palmar direito. Afaste as mãos. A figura resultante é composta de uma volta em cada: polegar, indicador e dedo mínimo. Cada um com barbante radial e um ulnar.


A maioria das figuras desembaraçam facilmente se o executante separar/puxar o barbante radial e o ulnar da figura final, segurando-os a meio caminho entre as mãos.

Fontes: String Figures from Hawaii - Lyle A. Dickey; e Strings & Fingers – Lois Stokes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário