Comparação entre Vaastu Shastra e Feng-Shui



É imperativo que dois dos conhecidos métodos de design oriental - Feng-Shui (China) e Vastushastra (Índia) sejam entendidos em uma perspectiva apropriada, já que ambas as disciplinas definem a relação entre o homem e o cosmos.




Em língua chinesa Feng significa vento e Shui significa água, implicando assim que a técnica envolve o equilíbrio do elemento cósmico água e da qualidade cósmica "vento" em um sistema para alcançar a harmonia com as forças cósmicas. Fengshui e Vaastushastra ambos visam remover obstruções de forma que a energia possa fluir livremente, o que cria harmonia ambiental.

Feng Shui é uma ciência que incorpora a astronomia, a geografia, o ambiente, os campos magnéticos e a física. O Feng Shui não é uma religião ou superstição - a ciência moderna provou ser um sistema matemático complexo. Vaastushastra tem definições definidas - Vaastu significa domicílio ou uma casa e shastra significa ciência ou tecnologia, isto é, é o método científico de construção de casas.

Vaastu é uma das mais antigas ciências da arquitetura e é composta de regras específicas, regulamentos e orientações, estabelecidas pelos sábios dos tempos védicos. Para a sociedade atual, é a filosofia de construção altamente evoluída e abrangente. Nestas direções, locais, formas e interiores estão os principais aspectos da concepção do edifício de acordo com vaastu.

Vaastushastra considera que uma casa é uma alma viva contendo prana. As escrituras do Fengshui denotam água, fogo, madeira, ouro e terra como os cinco elementos básicos formando o universo inteiro com vento como a qualidade especial atingível por esses elementos.

As escrituras de Vaastushastra enfatizam que toda entidade viva e não-viva, no que diz respeito ao mundo inteiro, é criada a partir da Panch-Maha-Bhutas - terra, água, fogo, vento e éter. O "Éter" é considerado o elemento mais importante neste sistema, uma vez que todas as transformações possíveis de um elemento para o outro têm de ser encaminhadas apenas através de Akashtatva. Vaastushastra tem seu próprio sistema de Vaastu-Chakras, que é usado em conjunto com Astrologia; Astronomia e Yogashastra para a seleção do local, sendo que uma bússola magnética decide o aspecto direcional. Curiosamente, ambos os sistemas insistem na orientação N.S. para uma estrutura.

Feng-Shui considera a terra com um solo avermelhado ou amarelado como uma boa terra geomantica. Vaastushastra considera uma terra com o solo colorido de branco e amarelo para a construção da casa. O solo de cor vermelha é tolerado em Vaastushastra, mas um local com solo preto é prescrito para fins de construção, uma vez que tais terras são propensas a problemas de registro de água - uma espécie de poluição ambiental. Feng-Shui insiste que um corpo de água deve fluir na frente da entrada principal da casa. Não há direção preferida de fluxo de água já que Feng-shui permite o posicionamento da entrada principal em qualquer direção, dependendo do ano de nascimento do proprietário da casa. Vaastushastra, por outro lado considera o fluxo de água na direção N.E., para o Vaastu como um fator benéfico com forma lunar (Chandrakar) N.E., fluxo direcional como um ponteiro para um quadro e para a prosperidade.



Uma grande discrepância em ambas as disciplinas refere-se à direção das aberturas do ventilador. Feng-shui considera N como o mal e prefere a direção S para aberturas de janela. Em contraste Vaastushastra dita que a posição das janelas deve estar no N.E. ou apenas nas direções N.E. Feng-Shui tenta oferecer às famílias a proteção contra pó amarelo e areia que o continente chinês recebe dos desertos situados na fronteira do N. desse país. Vaastushastra segue a lógica científica na seleção das direções da janela, no sentido de que considera os efeitos benéficos da luz solar matinal.

Localização e projeto de quartos em Feng-Shui são baseados na grade tradicional Le-Shu de nove quadrados que atribui diferentes direções. Em Vaastushastra a localização dos quartos é designada no Vastu Purush Mandal, composto por nove praças influenciada pela viagem do sol em suas várias fases. Há também diferenças entre as duas artes antigas. Em Vaastu Shastra, a direção norte é geralmente considerada auspiciosa porque é considerada como uma fonte de energia magnética. A direção leste também é considerada auspiciosa porque essa direção é a fonte de energia solar (sol). Em contraste, no Feng Shui, a direção norte é geralmente considerada como não auspiciosa. Isso ocorre porque na China, a direção norte é onde as areias e ventos frios da Mongólia sopram. Em Feng Shui, a direção Sul e Sudeste é geralmente considerada auspiciosa sendo que o calor do sol pode ser sentido a partir dessas direções.

Por causa das diferenças em suas filosofias, há também diferenças importantes em sua prática. Em Vaastu Shastra, o fogão de cozinha geralmente deve ser colocado à direita, enquanto a pia deve ser colocada à esquerda. Em Feng Shui, o princípio básico sobre o fogão de cozinha e pia é que eles não devem estar frente a frente. Além disso, em Vaastu Shastra, dormir com a cabeça apontando para as direções Sul ou Oriente é considerado auspicioso, enquanto  em Feng Shui, a direção de dormir deve ser geralmente de acordo com as direções auspiciosas da pessoa. Em Vaastu Shastra, móveis grandes ou pesados ​​como sofá, TV, equipamentos de rádio, etc devem ser colocados no Sul ou Sudoeste de uma casa. Isso deixará mais espaço na região Norte e Leste - considerada auspiciosa. No Feng Shui, esses móveis devem ser colocados no setor Norte, diretamente em frente ao auspicioso setor Sul.

A onda de globalização assegurou que tudo, desde calçados até vestidos e programas de TV, fossem disponibilizados para lares indianos de países estrangeiros. Junto com produtos de consumo e outros serviços, houve também influências culturais sendo trocadas/compartilhadas entre continentes. Não admira então que Feng Shui tenha feito o seu caminho para a Índia.

Quando o Feng Shui chegou à Índia, houve alguns que instantaneamente se apoderaram dele, mais por causa do fascínio do que pela verdadeira autenticidade por trás da ciência. A persistente comercialização propiciou que Feng Shui espalhasse sua consciência entre um público maior. E com isso, vieram muitos equívocos, mitos, crenças falsas pre-dominantemente devido a cada um construindo Feng Shui de sua perspectiva. Na Índia, Feng Shui imediatamente foi colocado na mesa para a comparação com Vaastu Shastra. Duas ciências, com séculos de idade, estavam sendo comparadas por seus prós e contras, por pessoas que não conheciam bem as ciências. O resultado, obviamente, não poderia ter sido conclusivo.. Ambos Vaastu e Feng Shui são ciências antigas da Índia e China, respectivamente, e tentam atingir o objetivo comum de harmonizar a natureza com os vivos. O objetivo é o mesmo, embora o método seja diferente. A ciência é quase a mesma, embora a aplicaçãoseja diferente.

Vaastu significa a morada ou a casa e Shastra significa a tecnologia ou método. Assim, Vaastu Shastra traduz o método ou mecanismo para construir uma (boa) casa e dá as orientações para fazer uma moradia propícia. Vaastu Shastra é normalmente aplicado em uma premissa limitada, isto é: uma casa, um edifício, uma loja, fábrica, etc. O principal objetivo da aplicação do Shastra é criar um equilíbrio entre o lugar em questão e o ambiente exterior. Vaastu Shastra no contexto indiano assume importância significativa no momento da construção. Acredita-se que se uma casa é construída de acordo com o Shastra, então, aquela casa particular nunca vai enfrentar sérios problemas de saúde e dinheiro e os membros da família vão viver em harmonia.O TEMPO ou O OCUPANTE não vincula Vaastu Shastra. Isso significa que os princípios Vaastu podem ser aplicados a qualquer momento ou em qualquer ano para qualquer pessoa que viva em um determinado lugar da mesma maneira padronizada. (Significa que todos os residentes de um edifício construído de acordo com os princípios de Vaastu gozam do mesmo tipo de sorte?)

Feng Shui também visa atingir este equilíbrio entre o ambiente externo e o "viver". A diferença é que o Feng Shui é feito não apenas no nível "casa", mas é percolado para para os indivíduos que vivem nesse lugar. É muito fácil notar que, nem todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto feito como por Vaastu derivam a mesma magnitude de benefícios. É aqui que os princípios do Feng Shui podem ser aplicados aos indivíduos que vivem nessa premissa. Feng Shui incorpora o fator tempo e, portanto, com os tempos de mudança, as "recomendações" dadas por um consultor Feng Shui também mudariam dependendo do período em que os princípios são aplicados. Feng Shui também leva em consideração a pessoa sobre quem as "recomendações" estão sendo aplicadas, e novamente as "recomendações" podem variar de indivíduo para indivíduo para um determinado lugar e um determinado tempo.

A Vaastu é normalmente rígida no que diz respeito à natureza e às suas regras. O Feng Shui oferece flexibilidade em termos de curar desarmonias entre a natureza e o indivíduo ou minimiza os impactos negativos. Ambas as ciências precisam ser entendidas em plena perspectiva antes de se decidir qual é a melhor opção para você.

Enquanto o debate Vaastu - Feng Shui pode interessar alguns, observa-se que os princípios governados nestas ciências são obrigados a trabalhar sempre, independentemente da crença dos indivíduos nessas ciências. Seria realmente maravilhoso se profissionais sérios conseguissem alinhar essas ciências e integrá-las como uma ciência composta para o benefício da geração moderna.

Ambas as ciências, com séculos de história, foram vítimas de superstições, falsas interpretações dos princípios subjacentes (especialmente pelos chamados praticantes) e foram mais usadas numa base de "por conveniência" do que em seu verdadeiro espírito.

A principal diferença é que parte da teoria do Feng Shui é baseada em uma preocupação com tempestades de areia regionais, soprando a partir do norte, para uma casa inaceitável, enquanto Vaastu favorece as entradas no norte e leste. Vaastu é baseado em ciência. Feng Shui é baseado em considerações geográficas locais e tradições. Ambos utilizam os cinco elementos; No entanto, Vastu usa terra, água, fogo, ar e espaço; Enquanto o Feng Shui substitui a terra e o espaço por madeira e metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário