A Huna de Figuras de Barbantes: Um Segredo Mágico Revelado

Agora você o vê – agora, não. Toque três vezes com a varinha mágica e ele desaparece. Diga as palavras mágicas e ela reaparecerá. As palavras e ações dos magos e ilusionistas estão conosco desde os dias em que os xamãs contavam estórias. O mítico herói Maui foi um ilusionista conhecido em toda a Polinésia que usou seus poderes para ajudar as pessoas a pescarem nas ilhas e a abrandarem o sol. Hoje temos Star Wars e Harry Potter. "Que a força esteja com você."

As pessoas sempre foram arrebatadas pelo mistério dos mundos invisíveis. Temos ficado intrigados com o conhecimento oculto, a sabedoria secreta, a magia kahuna. A palavra havaiana Huna entre outras coisas tem um significado literal de segredo escondido. Esotericamente não é um conhecimento que foi mantido em segredo de nós, mas sim aquilo que está dentro e deve tornar-se realizado. Aqui também encontramos o elemento de magia que remete ao que foi escondido e que pode ser visto novamente. Nós só precisamos conhecer o ritual que acessa essa energia invisível.

O que é que essa força, essa energia significa para nós e o que podemos fazer com ela? Há muitas escolas de conhecimento e o mundo realmente é o que nós pensamos que é. Meu caminho para a sabedoria antiga tomou o caminho que explora um jogo infantil, cuja estrutura subjacente mantém o segredo de tocar a corrente de energia que podemos utilizar para promover saúde, harmonia e bem-estar.

Se não há limites e se o pensamento é energia, então nossas orações, nossos pensamentos conscientes ou imaginados dirigidos ao espírito, ao nosso eu superior, também estão ligados à nossa mente subconsciente. Assim que fortalecemos as conexões ou kaulao - a linha do espírito -  nossas orações são respondidas através deste fluxo de energia. O que faz algumas preces serem atendidas e outras não, pode ser os bloqueios em nossas memórias que reduzem a energia através do nosso corpo aka e nossa conexão com o fluxo.

O segredo por trás das figuras de barbante é que este jogo de criança é realmente uma ferramenta que pode ser usada para remover bloqueios e para concretizar sonhos, aumentando a nossa conexão com o fluxo de energia e a onda de manifestação.

Descobrimos que fazer e desfazer nós, pode ser uma poderosa técnica para remover a constrição do fluxo de energia para a manifestação de nossas preces e sonhos. No primeiro nível são um movimento físico com um sentimento evidente de liberação de energia. No segundo nível são uma conexão telepática entre a mente consciente, o subconsciente e o eu superior. No terceiro nível são símbolos de bloqueio e liberação daquele bloqueio ou de oração e liberação daquela oração. No quarto nível há unidade entre você e o barbante.

Há uma figura de barbante feita no Havaí chamado HanaKaUluna, ou "Prepare o travesseiro". Esta figura foi utilizada em um ritual de cura. Uma série de nós foi feita e orações foram oferecidas. Os nós representavam a doença ou a constrição e o desatar dos nós representava a liberação daquela doença ou bloqueio.

O seguinte método de fazer e desfazer os nós vem deste antigo ritual de cura havaiano: Uma volta é feita, girando a parte direita do barbante por cima da esquerda, em seguida, uma parte do barbante da mão direita é puxada para cima deste laço, e puxando ligeiramente esticado, uma volta é feita; em seguida, mais barbante da mão direita é puxado para cima através desta nova volta e os barbantes suspensos bem apertados e assim por diante até que uma série de nós seja feita. Cinco é um número de cura, portanto normalmente fazemos e liberamos cinco nós.

Serge King ensina como usar palavras, imagens, sentimentos e movimentos para impressionar a mente subconsciente. A confecção de figuras de barbantes é parte de movimento desta equação. Quando combinada com palavras, imagens e sentimentos a força está com você e você sente o poder que a mudança pretendida traz.

Agora vem o conceito de dualidade e unidade. Se podemos representar um bloqueio, podemos, também, representar o oposto, que neste caso é o próprio sonho. Há sempre dois lados da moeda. O povo havaiano entende esta expressão de opostos. Isto se vê claramente na palavra Huna. Uma palavra que é composta de HU a energia ativa e NA a energia passiva, os aspectos masculino e feminino de nós mesmos.

A onda de energia, o ritmo dos padrões, a dualidade e a unidade são percebidos na antiga arte de Hei ou Figuras de barbante havaianas. Nas figuras de barbantes como na hula há simetria, de cima e de baixo, nas montanhas e do mar, no dentro e no fora. O que a mão direita faz é percebido no movimento da esquerda.

O nó que representa a constrição também representa o sonho. A partir desta perspectiva a realização de nós também pode representar bênçãos, sonhos e orações; e a liberação desses nós pode representar a liberação dessas bênçãos e sonhos enviados para o universo para o universo para o Grande Espírito espírito em forma de oração.

O mais importante é a intenção. Se a sua intenção é a de liberar os bloqueios, então amarre os nós como símbolos daquela intenção. Se sua intenção é abençoar então embeba aqueles nós com a intenção de bênção.

Fui treinado na Filosofia Huna e nas Tradições Xamã do Havaí por Serge Kahili King. Como Alaka'i eu adaptei e expandi os ensinamentos de meu kahu para refletir o legado vivo que veio a mim. Agradeço a ele por seus ensinamentos enquanto concluo este artigo com a Hu e Na das figuras de barbantes:

Ike: Um nó é um nó e não é um nó. Esteja ciente dos nós em sua vida. São constrições ou bênçãos?

Kala: Estamos todos ligados pelo cordão aka. Nós somos todos livres para liberar ou fazer nós.

Makia: A energia flui ao longo deste cordão e o que você faz com ele é de sua responsabilidade.

Manawa: O prender ou o movimento de tecelagem está no momento presente. O que você faz agora tem efeito sobre o seu futuro.

Aloha: Como a Lei (colar) havaiano (uma cadeia de flores) a intenção é amor e harmonia.

Mana: O poder vem de dentro de você enquanto você tece, trança ou fortalece o cordão aka de comunicação entre seus três eus.

Pono: A sabedoria de fazer rede ou a construção de um novo conjunto de crenças é um dom de nossos antepassados.

Lois Stokes

Nenhum comentário:

Postar um comentário